Minha foto
Professor Licenciado em Geografia e tenho me dedicado a essa ciência encantadora que é a geografia. Venha conhecer também.

Mudança climática pode afetar inclinação do eixo da Terra


Mudança climática pode afetar inclinação do eixo da Terra



Há alguns dias falávamos sobre os perigos do aquecimento dos oceanos, como o desaparecimento dos corais. Agora, um estudo publicado esta semana adverte sobre um novo perigo: o de uma possível alteração na inclinação do eixo terrestre.

A Terra gira em torno de um eixo que possui uma inclinação de 23,5 graus na vertical, e esta posição está constantemente mudando à medida que se altera a distribuição das massas de terra sobre o planeta. Segundo um artigo da New Scientist, já foi comprovado que a mudança climática altera o eixo terrestre. De fato, o derretimento das geleiras da Groenlândia está fazendo com que o eixo se incline 2,6 centímetros anualmente, e é provável que este número aumente nos próximos anos.

Mas agora, descobriu-se que o aquecimento do oceano também pode aumentar a inclinação do eixo terrrestre.
Um grupo de cientistas realizou projeções sobre o que ocorreria se os níveis de dióxido de carbono duplicassem no período 2000-2100. Segundo o estudo, quando os oceanos se aquecem e se expandem, mais água é “empurrada” em direção à superfície do oceano, e este efeito poderia fazer a Terra se mover 1,5 centímetros por ano em direção ao Alasca e Havaí.

Os pesquisadores advertiram que a mudança climática também poderia afetar a velocidade de rotação terrestre: se as massas de terra se redistribuírem em latitudes mais altas, isso poderia fazer o planeta girar com uma velocidade maior.

Apesar de estas descobertas não representarem, neste momento, uma ameaça ou mudança iminente, elas demonstram até que ponto o aquecimento global pode afetar o equilíbrio da terra. E reafirmam a necessidade de um acordo em Copenhaguen que detenha as emissões de gases do efeito-estufa na atmosfera.